INSTRUÇÕES DE COLETA
Informações Importantes:
Os exames de laboratório visam estudar os componentes do organismo nas condições habituais de vida da pessoa. Mudanças radicais de dieta, ingestão alcoólica, exercícios, sono e outros na véspera de exames de laboratório podem prejudicar a interpretação dos mesmos.
Procure fazer seus exames de forma metódica, de preferência sempre no mesmo laboratório e horário, com a mesma dieta e hábitos pessoais. Assim a variação será menor.
Informe ao laboratório todos os medicamentos que usa, mesmo os mais banais e vendidos sem receita.
Jejum
Jejum para exames de laboratório significa que a pessoa deve ficar sem ingerir alimentos de qualquer tipo durante um número de horas antes da coleta (determinado de acordo com cada exame). É permitida a ingestão de água e de medicamentos de uso contínuo.
Só o seu médico pode suspender medicações.
Apolipoproteínas, Colesterol Fracionado, Gastrina, Glucagon, HDL Colesterol, Lipoproteína(a), Peptídeo C, Perfil Lipídico, Testes de Tolerância à Glicose, Triglicerídeos.
CASOS ESPECIAIS
- Triglicérides (Jejum)
- 3 horas (crianças até 1 ano de idade)
- 6 horas (crianças acima de 1 ano até 5 anos de idade)
- 12 horas (crianças acima de 5 anos de idade)
Ácido Fólico, Ácido Úrico, Aldolase, Amilase, Aminoácidos, Androstenediona, Antitrombina III, Cálcio, Calcitonina, Catecolaminas, Ferro e Capacidade de Ligação, Fosfatases, Fósforo, gGT, Glicose em Jejum, IGF1, hGH – Hormônio do Crescimento, Insulina, Paratormônio, Prolactina, Proteína C, Proteína S, Transferrina, VDRL.
Creatinina, PSA, Osmolalidade, exames sorológicos e de coagulação (PT e PTTa) em geral.
Urina, a próxima será coletada e anotada o horário de início, a partir desta, toda e qualquer urina deve ser coletada, armazenandoa em geladeira até completar às 24h, sem perda de nenhuma amostra. (Ex. Se o paciente começar a coletar às 8:00 da manhã, coletará até 8:00 da manhã do outro dia).
OBS: Existem dezenas de exames realizados em urina de 24h, portanto, antes da coleta de qualquer um destes exames, solicitar ao laboratório instruções precisas para cada exame específico.
Após limpeza (assepsia) da genitália com bastante água, secar com papel toalha (ou toalha limpa), desprezar o primeiro jato urinário e coletar o jato médio em frasco estéril (fornecido pelo laboratório). Enviar ao laboratório no prazo máximo de 1 hora, do contrário, colocar em geladeira até a entrega do material.
Se o paciente não estiver apresentando diarréia, a amostra pode ser coletada em qualquer horário e conservada em geladeira até a sua entrega no laboratório. Se a solicitação for pesquisa de larvas ou Baermann, as fezes devem ser recentes, não devem ser refrigeradas.
Coletar como o exame parasitológico comum, uma amostra de cada defecação, de cada dia diferente, por frasco. após colocar as fezes no frasco, fechar bem e agitar para dissolver as fezes no líquido conservante.
Coletar como o exame parasitológico de fezes, porém, enviar imediatamente ao laboratório e não conservar em geladeira.
Consultar o laboratório.