o exame conhecido como sexagem fetal é a solução para acabar de vez com essa curiosidade e saber o sexo do bebê mais rápido.
Logo que descobrem a gestação, os pais ficam muito curiosos para saber o sexo do bebê. E não só eles. A curiosidade se estende a todos os membros da família.
Para diminuir a espera, existe uma maneira de descobrir o sexo do bebê muito antes, por meio de um exame chamado sexagem fetal. Ele ainda não é tão conhecido, mas garante eficácia e rapidez muito maior do que os exames convencionais.
Veja abaixo um pouco mais sobre este exame, como funciona e quanto custa:
O que é Sexagem Fetal?
É um exame que pode saciar a curiosidade de pais ansiosos para saber o sexo do bebê que está por vir. Por ele, é possível saber o sexo do bebê a partir da oitava semana de gestação. É um teste considerado bastante confiável e seguro.
Para que serve
O objetivo principal do exame é discriminar o sexo do bebê em um rápido período de tempo, ou seja, sem ser necessário esperar 3 ou 6 meses (dependendo da posição em que a criança esteja no momento do ultrassom) para saber o sexo.
Teste de Sexagem Fetal
Para saber o sexo do bebê através da ultrassonografia, é preciso ter paciência para aguardar até a décima sétima semana de gestação. Além de a espera ser mais demorada, ainda há o risco de o bebê estar em uma posição que impeça a visualização do seu sexo.
Para evitar que isso aconteça, é possível recorrer ao teste de sexagem fetal. Esse teste é realizado através de um exame de sangue da gestante, onde é detectado o cromossomo Y, que é o cromossomo masculino.
Como funciona?
A sexagem fetal é feita pelo exame de sangue. O exame detecta o cromossomo Y no sangue da gestante, que é o cromossomo masculino. O diagnóstico quase que totalmente preciso só é obtido após a oitava semana de gestação e caso a mulher não tenha recebido transfusão de sangue ou realizado transplante de órgãos.
Interpretando os resultados
Resultado do Exame de Sexagem Fetal | |
Presença do cromossomo Y: | Resultado: |
Positivo | O bebê será menino |
Negativo | O bebê será menina |
Se o exame der positivo para a presença do cromossomo Y, a mulher espera um menino. Se der negativo, a gravidez é de uma menina.
Se a gestação for de gêmeos idênticos e houver cromossomo Y na corrente sanguínea da mulher, significa que os dois bebês são meninos, já que o DNA de gêmeos univitelinos é igual. Se for uma gravidez de gêmeos fraternos e o exame acusar a presença de cromossomo Y, pelo menos um dos bebês é menino. Se não houver o cromossomo Y, pode-se dizer que os dois bebês são do sexo feminino.